Home > 2012 ARQUIVO HISTÓRICO > XII CONGRESSO DA COBRAPOL FOI UM SUCESSO

XII CONGRESSO DA COBRAPOL FOI UM SUCESSO

1 – Foi Realizado nos dias 30 e 31 de maio, em Manaus/AM, o XII Congresso da Cobrapol, que foi um sucesso tanto de público como em participação de representantes de todo o país nas discussões sobre os mais diversos temas de interesse da categoria. A Carreira Única e a Lei Orgânica da Polícia Civil e Aposentadoria Especial com Integralidade foram os principais temas debatidos no evento. A Paraíba esteve representada pelos companheiros do “SSPC/PB” Antônio Erivaldo H. de Sousa, Ademir da Costa Vilar, Francisco Camilo de Souza e José Wellington de Moura.

PLP 544/10 REPRESENTA RETROCESSO PARA AS POLICIAS

2 – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, recebeu uma comitiva com 15 entidades representativas das categorias de policiais e segurança pública na tarde da última terça-feira (29), para debater a aposentadoria especial do efetivo policial, ameaçada pelo PLP 554/10. Este projeto representa um retrocesso em relação à atual Lei Complementar 51/85, recepcionada pelas Emendas Constitucionais 20/98, 41/2003 e 47/2005. O projeto tem a pretensão de substituir a LC 51/85, mas não garante a integralidade no ato da aposentadoria, bem como a paridade entre ativos e inativos, além de exigir que o servidor que exerce atividade de risco faça jus à aposentadoria especial se cumprir, cumulativamente, os seguintes requisitos: – 30 anos de contribuição, sendo 25 deles de efetivo exercício em atividade de risco – 5 anos no cargo em que se dará a aposentadoria – 55 anos de idade, se homem, e 50, se mulher.

AS PROMOÇÕES DOS POLICIAIS CIVIS SÃO REITERADAS

3 – O Sindicato dos Servidores da Polícia Civil da Paraíba mais uma vez solicitou do Secretario da SEDS, Cláudio Lima, que, em caráter de urgência, leve até ao governador Ricardo Coutinho, todos os requerimentos que já se encontram com seus respectivos pareceres, pois estas promoções já estão há vários anos atrasadas. “Não se faz Segurança Pública descriminando o bom policial”.

METE BRONCA

4 – A Barraca Mete Bronca em Campina Grande/PB, é um espaço livre e democrático, aberto aos reclames do conjunto da sociedade de uma forma irreverente e festiva. O projeto é de iniciativa do Fórum de Servidores Públicos Civis e Militares da Paraíba, onde reúne mais de 25 entidades com representantes do Fisco, das Polícias Militar, Bombeiro e Civil, além de profissionais da Saúde, Educação, Previdenciários, UEPB, entre outros. Serão 30 dias de festa e muito “Mete Bronca”!

4ª DELEGACIA REGIONAL DE POLÍCIA CIVIL DE MONTEIRO

5 – A 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade de Monteiro foi inaugurada na última semana, pelo Secretário da SEDS, que representou o governador Ricardo Vieira Coutinho. O novo prédio está situado na Rua Maria Salete de Almeida Nunes, nº. 67, Centro, Monteiro PB.

A NCST VAI PARTICIPAR DA RIO + 20

6 – A Rio+20 começou sob a desconfiança de muitas Centrais Sindicais Brasileiras. A Conferência estava sendo conduzida pela ONU de forma quase sigilosa, sem participação ou consulta à sociedade civil. Grupos de composição de consenso foram cooptados para algumas atividades periféricas, mas, a representação efetiva da classe trabalhadora e da sociedade civil estava afastada até de informações básicas, tal fato nada contribui para a democracia brasileira.

Fonte: CORREIO DA PARAÍBA

PALAVRA DE REFLEXÃO