Home > 2011 ARQUIVO HISTÓRICO > SEGURANÇA PÚBLICA E O GOVERNO DE RICARDO COUTINHO.

SEGURANÇA PÚBLICA E O GOVERNO DE RICARDO COUTINHO.

fig08tlucianoctxo2011A área de Segurança Pública vem sendo o calo da gestão de Ricardo Coutinho. O governador até agora não mostrou vontade nem capacidade para colocar no rumo certo setor de tamanha importância para o sucesso do seu Governo.

Sem maiores conhecimentos na área e arredio ao tema, Ricardo entregou a Segurança do Estado a duas figuras cuja capacidade e competência já ficaram demonstrada nesses sete meses deixar muito a desejar bem distante daquilo que espera a sociedade organizada.

Um estado que ficava distante dos índices de violência que assusta o país hoje a Paraíba é destaque no ranking da criminalidade distinguindo-se como um dos centros da federação onde o crack mais se expandiu e o número de homicídios tomou proporções aterradoras, que só não incomoda o Governo de Ricardo Coutinho.

Coisas espantosas acontecem na área de segurança do atual governo, declarações estapafúrdias revelam a gravidade do descontrole do setor, mas o governador prefere fazer ouvidos de mercador confiando em estatísticas que não espelham a realidade cruel.

A mais bombástica das declarações foi a do deputado federal Luiz Couto que atribui aos maus policiais infiltrados nas corporações civil e militar os altos índices de violência no Estado.

Aliado do Governo, autoridade em violência institucional por ter presidido uma CPI sobre grupos de extermínio, responsável pela elaboração de uma lista contendo os nomes desses criminosos e que teria sido entregue para Ricardo no início de sua gestão, no entanto, o governador até agora prefere tapar o céu com uma peneira e simplesmente ignorar toda e qualquer denúncia sobre violência até as que são feitas pelos aliados como Luiz Couto.

A falta de planejamento é reconhecida pelo próprio secretário de Segurança, Cláudio Lima, e a Secretaria limita-se ao trabalho de correr atrás dos bandidos sem uma política de segurança que reduzam as ocorrências policiais e previnam o crime organizado, estabelecido na Paraíba depois que o Governo de Pernambuco investiu em segurança (uma fábula em viaturas e armamentos; efetivo e treinamento) econseguiu reduzir os índices de violência em seu território.

Esse investimento de Eduardo Campos transferiu para a Paraíba os índices de violência que apavoravam a Veneza Brasileira e o simplório secretário importado de lá, não consegue repetir o desempenho demonstrado no combate ao crime quando auxiliar do governo pernambucano.

Aqui para desdouro de toda cúpula da segurança paraibana a estrela do combate ao crime vem sendo um astuto tenente-coronel, jovem e ambicioso, que, de olho na promoção de agosto, resolveu sair às ruas e diligenciar em causa própria ao aparecer na mídia no papel de sargento de guarnição prendendo e arrebentando bem ao estilo dos velhos xerifes do oeste.

O comandante do 5º Batalhão, sediado no Valentina Figueiredo, tenente-coronel Sousa Neto, vem fazendo a festa da reportagem policial sensacionalista ao abandonar seu gabinete e tomar o lugar de cabos e sargentos responsáveis pelo comando de guarnições de rua e aparecer intrépido e vigilante na defesa da sociedade algemando pedófilos e maconheiros naquilo que representa hoje a maior façanha da polícia paraibana.

Recentemente o arguto e vigilante oficial prendeu uma dupla de traficantes que, por falta de lugar melhor, resolveu abrir uma boca de fumo por detrás do Centro de Ensino da Polícia Militar.

O local da boca de fumo dá a exata noção de como a marginalidade tem em consideração a eficiência da Polícia paraibana, levando-se em conta que o Centro de Ensino fica a poucos metros da sede da Secretaria de Segurança.

Mas, o esforço do jovem oficial tem que ser saudado e louvado como algo de positivo diante da inércia e da incompetência revelada pelos altos escalões da Segurança Pública.

É possível que, diante da crise que se abate sobre o setor, onde viaturas se desmancham paradas em oficinas por falta de recursos para manutenção, o jovem comandante esteja disponibilizando a própria viatura para fazer rondas e a sua presença como oficial superior nas ruas esteja substituindo a falta de motivação da tropa.

Quem sabe em agosto todo esforço e dedicação do jovem tenente-coronel sejam recompensados e ele promovido e a sua ascensão possibilite ao governador Ricardo Coutinho nomear alguém mais competente e dinâmico para o Comando Geral.

FONTE: Redação – JAMPA NEWS