Você está aqui
Home > 2013 ARQUIVO HISTÓRICO > REVISTA NACIONAL CONFIRMA JOÃO PESSOA ENTRE AS CIDADES MAIS VIOLENTAS DO MUNDO

REVISTA NACIONAL CONFIRMA JOÃO PESSOA ENTRE AS CIDADES MAIS VIOLENTAS DO MUNDO

bandeirapb2011

OA revista Super Interessante publicou dados do Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Criminal do México, que revelam João Pessoa como a décima cidade mais violenta do mundo. Com uma média de 71,59% de homicídios por cada 100 mil habitantes, a capital paraibana ocupa a segunda posição de cidade mais perigosa do Brasil, perde apenas para Maceió.

O ranking foi elaborado com objetivo político de “chamar a atenção para a crescente violência nas cidades, particularmente no México e na América Latina, de modo que os governos se vejam pressionados a cumprir o dever de proteger os cidadãos e garantir o direito à segurança pública, explicam no relatório.

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de San Pedro Sula, em Honduras, ocupa o primeiro lugar do ranking, com uma taxa de 169 homicídios dolosos registrados a cada 100 mil habitantes. Acapulco, um dos principais destinos turísticos do mundo, localizada no México, ocupa o segundo lugar com a taxa de 143 homicídios.

Segundo o relatório da instituição, o Brasil não anda bem. Das 50 cidades que ocupam o ranking completo feito pela instituição, 15 são brasileiras: Brasília (50º), Belo Horizonte (48º), Macapá (45º), Curitiba (42º), Goiânia (34º), Recife (30º), Cuiabá (28º), Belém (26), São Luís (23º), Vitória (16º), Salvador e Região Metropolitana (14º), Fortaleza (13º), Manaus (11º), João Pessoa (10º) e Maceió (6º).

Apesar de presença massiva de cidades latino-americanas, municípios de outras regiões do globo também aparecem na lista. Ao todo, são cinco representantes dos Estados Unidos – Oakland (43º), Baltimore (41º), Saint-Louis (40º), Detroit (21º) e Nova Orleans (17º) -, e três da África do Sul – Durban (46º), Nelson Mandela Bay (38º) e Cidade do Cabo (27º).

Confira a lista das 10 cidades mais perigosas do mundo segundo o ranking da instituição:

FONTE: Redação – Super interessante

Top