Home > 2011 ARQUIVO HISTÓRICO > PROMOTOR É ACUSADO DE PROTEGER COMANDO DA PM EM INVESTIGAÇÃO.

PROMOTOR É ACUSADO DE PROTEGER COMANDO DA PM EM INVESTIGAÇÃO.

fig05a2011BRASÍLIA – O promotor Leonardo Bandarra, ex-chefe do Ministério Público do Distrito Federal, foi acusado nesta semana pelo Ministério Público Federal de ter protegido o comando da Polícia Militar em uma investigação que apontou desvios de mais de R$ 1 milhão em um contrato de manutenção de viaturas da polícia.

O promotor Mauro Lima, que preparava denúncia sobre o caso em setembro de 2010, diz que Bandarrapediu, em nome do então governador José Roberto Arruda, que o nome do coronel Antônio Cerqueira, então comandante-chefe da PM, não fosse incluído na ação. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

O próprio governador teria tentado dissuadir Lima a atrasar a investigação ou deixá-la para o governo, o que Lima teria se recusado a fazer. Com a denúncia protocolada, os envolvidos foram exonerados, mas Arruda não foi denunciado.

A ação criminal desta semana é a terceira contra Bandarra, que foi procurador-geral de Justiça até junho de 2010. Em dezembro, foi afastado do cargo de promotor pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Já pesavam sobre ele acusações de receber R$ 150 mil mensais para proteger Arruda, além de duas denúncias de extorsão, formação de quadrilha, concussão e violação do sigilo profissional.

FONTE:
Redação – CONAMP