Home > 2003 ARQUIVO HISTÓRICO > PC-PB apura vagas para concurso – 21/02/2003

FOLHA DIRIGIDA

www.folhadirigida.com.br________________________________
Um jornal especializado em concursos, Educação e Recursos Humanos

Concurso                                                                                                           Nordeste

Polícia Civil

PC-PB apura vagas para concurso                                     21 de fevereiro de 2003

O secretário de Segurança Pública da Paraíba, coronel Noaldo Alves Silva, autorizou a realização de concurso na Polícia Civil do Estado de escrivão, agente de polícia, delegado e perito criminalista. Estes dois últimos cargos têm vencimentos de R$1.533 e exigem nível superior, sendo que o primeiro requer formação em Direito e o segundo, em Farmácia, Odontologia ou Medicina. Em nível médio, há as funções de agente e escrivão, com salários de R$564,26 e R$776,72, respectivamente.

O Secretaria de Segurança informou que está sendo feito um levantamento da carência na corporação, para definir as vagas a serem abertas. Foi adiantado que serão beneficiados todos os municípios paraíbanos. O diretor da Academia de Polícia Civil, Ivonaldo Teixeira, completou dizendo que é possível que o edital saia entre junho e julho e que a oferta ultrapasse as 370 vagas anteriormente anunciadas.

O governador Cássio Cunha Lima assinou um decreto, que entrará em vigor em janeiro de 2004, extinguindo o cargo de delegado comissionado, ou seja, não poderão mais ser contratadas pessoas para a referida função sem que estas tenham passado por concurso.

Para o presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil, Antônio Erivaldo de Souza, esse concurso chega para atender uma antiga reivindicação, já que o último ocorreu há 14 anos. Ele relatou que a situação na Polícia Civil é caótica, havendo no estado apenas 155 delegados para 300 delegacias. Por causa disso, pessoas exercem essa função sem que tenham sequer o ensino médio.