Home > 2010 ARQUIVO HISTÓRICO > Maranhão assina adesão ao Pronasci

Maranhão assina adesão ao Pronasci

O governador José Maranhão assinou na tarde ontem, no Ministério da Justiça, em Brasília (DF), o termo de adesão da Paraíba ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) na presença do secretário executivo do Programa, Ronaldo Teixeira, que representou o ministro da Justiça, Tarso Genro. O deputado federal Wilson Santiago e o secretário executivo da Articulação Governamental, Levy Leite, acompanharam o governador.
O secretário Ronaldo Teixeira disse que com a adesão da Paraíba todos os Estados nordestinos fazem parte, agora, do Pronasci. A Paraíba poderá apresentar projetos preventivos e repressivos de segurança pública. Depois de aprovadas, as propostas serão financiadas com recursos do programa. São mais de 90 ações que integram União, Estados, Municípios e diversos setores da sociedade. Atualmente, o programa está presente no Distrito Federal, em 23 Estados e mais de 170 municípios.
Durante a solenidade, o governador José Maranhão disse estar satisfeito com a inclusão do Estado no programa. Segundo ele, “a Paraíba vai estar mais aparelhada para combater a violência, especialmente por conta do modelo adotado pelo Pronasci, que vai além da ação repressiva, adotando um componente social importante dentro da política maior que é a de combater a criminalidade”. Segundo Maranhão, “é uma honra para o Estado passar a compor o conjunto das unidades da Federação que fazem parte do programa”.
O governador lembrou que o Estado não foi admitido em um primeiro momento por conta da prioridade dada pelo Ministério da Justiça às unidades da Federação onde os índices de violência eram maiores.
“ Em virtude desse conceito, Estados vizinhos, como Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará passaram a agir com mais eficiência no combate à criminalidade e, com isso, acabaram de certa forma empurrando os criminosos para o nosso Estado, que estava desaparelhado para o combate a essa criminalidade acentuada, o que está sendo resolvido agora”, observou.

Audiência agiliza empréstimos

Pela manhã, antes da solenidade de adesão ao Pronasci, o governador Maranhão conseguiu agilizar a liberação de quatro empréstimos para o Estado. Somados, esses aportes chegam a US$ 150 milhões
O governador esteve com o secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, e foi acompanhado pelo secretário executivo de Articulação Governamental, Levy Leite, que representa o Governo do Estado em Brasília.
“ O que conseguimos hoje, aqui no Tesouro Nacional, foi a agilização do processo de tramitação de quatro empréstimos, com os recursos destinados a pavimentação e recuperação de rodovias paraibanas; outro para a redução da pobreza rural do Estado; mais um destinado à modernização fiscal da Paraíba, e um último para o desenvolvimento sustentável do Cariri e Seridó.
O projeto rodoviário será garantido através da captação de recursos junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), num total de US$ 150 milhões. O volume de recursos vai assegurar que a Paraíba recupere o status que tinha antes: possuir uma das melhores malhas rodoviárias do Nordeste. O projeto na área de estradas vai beneficiar dezenas de municípios, sobretudo os de menor porte que ainda não possuem acessos pavimentados.

Fonte: Redação/Jornal Correio da Paraíba