Home > 2011 ARQUIVO HISTÓRICO > CONASP CRIA COMISSÃO PARA VISITAR BOMBEIROS NO RIO

CONASP CRIA COMISSÃO PARA VISITAR BOMBEIROS NO RIO

fig07b2011Presidente da Cobrapol, Jânio Bosco Gandra, visitou no dia de hoje os 439 bombeiros presos no Rio de Janeiro, após a ocupação do Quartel Central da corporação, durante uma manifestação por reajuste salarial, no dia 03/06. Gandra foi ao Rio para participar da 11ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp), órgão vinculado ao Ministério da Justiça. Ele integra a comissão do Conasp que visita o Comando dos bombeiros com a intenção de interceder junto aos comandantes e até mesmo ao governo para que os trabalhadores sejam libertados.

Na segunda-feira, dia 6, a Confederação publicou no seu site uma nota de solidariedade e apoio aos bombeiros do Rio de Janeiro, a quem a entidade chama de “heróis anônimos”. A nota também repudia a prisão dos 439 bombeiros e a declaração do governador Sérgio Cabral que afirmou à imprensa não negociar “com vândalos e irresponsáveis”, referindo-se aos trabalhadores bombeiros.

O presidente da Cobrapol voltou a afirmar que a situação no Rio é reflexo da falta de uma política nacional de segurança pública e defendeu a aprovação pelo Congresso Nacional das Propostas de Emenda à Constituição (PECs) 446/300, que criam o Piso Salarial Nacional para os policiais civis, militares e bombeiros, que tramita na Câmara dos Deputados na forma da Emenda Constitucional nº 2/10. A matéria foi aprovada em primeiro turno em março de 2010, mas teve sua tramitação interrompida graças a um acordo entre os líderes dos partidos e o governo Lula. Agora, a Confederação empreende esforços para que as PECs retornem à pauta do plenário.

Por Giselle do Valle
Fonte: Imprensa Cobrapol