Você está aqui
Home > Destaque1 > COBRAPOL visita seis capitais do Nordeste para fortalecer a luta dos policiais civis

COBRAPOL visita seis capitais do Nordeste para fortalecer a luta dos policiais civis

A COBRAPOL, através de seu presidente, André Luiz Gutierrez, e do diretor para Assuntos Ministeriais, Evandro Baroto, participou de atividades em seis capitais nordestinas com o objetivo de discutir assuntos de interesse dos policiais civis e das entidades representativas da categoria em cada Estado.

Gutierrez e Baroto fizeram um itinerário começando por Salvador (BA) e concluindo em Natal (RN), no período de dez dias aproximadamente, quando se encontraram, em cada um desses estados com os dirigentes dos Sindicatos filiados à Confederação que representam, em cada região, a categoria.

Na pauta dos encontros que foi realizado, foram prestadas informações sobre o andamento da nova Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil, do novo texto do Projeto que trata das modificações no Código de Processo Penal, da tramitação da PEC 32 (reforma administrativa), assim como outros temas que repercutem na vida e no trabalho dos policiais civis.

Foram feitas avaliações, também, sobre os próximos passos a serem dados em torno dessas questões, bem como o papel das entidades sindicais nesses processos.

Gutierrez avaliou “com entusiasmo o resultado dos encontros, principalmente porque, com eles, aproximamos mais a COBRAPOL dos Sindicatos e conhecemos melhor as realidades locais, como também prestamos conta do trabalho que está sendo realizado nacionalmente para defender os interesses de nossa categoria, que continua tão ameaçada por retrocessos institucionais”.

Baroto, por sua vez, considerou “muito positivo cada dos encontros que realizamos e das agendas que foram patrocinadas pelos Sindicatos, quando fortalecemos a percepção da importância desses contatos com as nossas bases, pois são elas que têm o termômetro da situação dos policiais civis em cada Estado e município”. “A COBRAPOL foi recebida, em todos os estados de braços abertos e isso é muito importante para a entidade”, frisou.

Em João Pessoa (PB), Gutierrez e Baroto reuniram-se com os representantes dos sindicatos filiados à Confederação: SINDSPOL-PB e SINDAOPC-PB, além de convidados (foto). Gutierrez, na ocasião, falou dos avanços da reforma do Código de Processo Penal – CPP e da importância  da Cobrapol e Adepol na defesa institucional da Polícia Civil. Informou-se, também, que a PEC-32 encontra-se parada no Congresso Nacional  devendo voltar à pauta somente no próximo ano. A Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil  está sendo finalizada paralela ao texto do CPP com possibilidade de chegar ainda no primeiro semestre deste ano ao Congresso Nacional para o início dos debates.

Top