Home > 2010 ARQUIVO HISTÓRICO > CARREIRA ÚNICA É FATOR ESTRATÉGICO DE SOBREVIVÊNCIA DA POLÍCIA CIVIL

CARREIRA ÚNICA É FATOR ESTRATÉGICO DE SOBREVIVÊNCIA DA POLÍCIA CIVIL

JOÃO PESSOA/PB – SEGUNDA FEIRA, 18 DE JANEIRO DE 2010

As Polícias Civis do Brasil não possuem visão de futuro institucional. Para implantar uma visão de futuro é preciso haver uma estratégia que integre este conceito, que por sua vez se desdobra em alguns fatores táticos que serão os pilares de seu programa de implantação.
Um desses pilares é a carreira única na Polícia Civil para sua própria sobrevivência. Enquanto perdurar a visão “de olhar para o próprio umbigo” para levar vantagem apenas pessoal, qualquer idéia de reforçar o conjunto fica prejudicada.

Pois bem. Se a visão de futuro passa por conceitos de estratégia, mais especificamente por um planejamento estratégico, o primeiro passo é saber o que se quer. Podemos citar desejos que inspiram a maioria dos policiais civis, por exemplo: “-quero ter o mesmo salário dos policiais civis de Brasília/Distrito Federal; quero ter as mesmas condições de trabalho e o nível de investimento financeiro que é dado a Polícia Federal; quero ter uma instituição com imagem forte igual ou superior ao comprometimento positivo que os japoneses dedicam às suas organizações públicas e privadas; Quero ter o mesmo grau de unidade corporativa de carreira
única do FBI, o qual possui somente um cargo em sua estrutura”. Citamos esses quatro exemplos apenas como idéia de uma visão de futuro.

Então, isso é o que eu quero para mim enquanto profissional e o que desejo para a minha instituição. Correto?

Escrivão de Polícia da Polícia Civil do RS, Consultor de Empresas e Diretor Sindical do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do RS.