Você está aqui
Home > 2009 ARQUIVO HISTÓRICO > APROVADA NA CCJ DO SENADO PEC QUE CRIA O PISO SALARIAL NACIONAL PARA OS POLICIAIS ESTADUAIS E SENADOR AFIRMA QUE LULA VAI APOIAR A PEC 41/2008

APROVADA NA CCJ DO SENADO PEC QUE CRIA O PISO SALARIAL NACIONAL PARA OS POLICIAIS ESTADUAIS E SENADOR AFIRMA QUE LULA VAI APOIAR A PEC 41/2008

Publicado em:

O6 DE NOVEMBRO DE 2009

JOÃO PESSOA/PB – SEXTA-FEIRA

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (4) proposta de emenda à Constituição que prevê a edição de lei para fixar um piso salarial nacional para policiais civis e militares, inclusive os bombeiros militares. O texto (PEC 41/08) determina ainda a participação da União no custeio de parte da implementação desse piso, por meio de fundo formado com receitas tributárias federais.

A proposta é do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Emenda apresentada pelo relator, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), reduziu de dois para um ano o prazo para o início da implementação gradual do piso. Resultou também de emenda do relator o ajuste que permite a inclusão os servidores dos Corpos de Bombeiros Militares.

Para antecipar o início da aplicação do piso, Demóstenes propôs que o presidente da República deverá baixar ato dando início à sua implementação gradual dentro de um ano após a promulgação da PEC. Assim, a remuneração mínima começará a ser paga mesmo se ainda não tiver sido aprovada a lei que deve regulamentar em definitivo tanto o piso quanto o funcionamento do fundo que deve complementar o pagamento nos estados sem meios para arcar com a totalidade da nova despesa.

Como explicou Demóstenes, os recursos podem começar a ser transferidos aos estados por meio do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci), dentro das prioridades estabelecidas pelo Poder Executivo.

Fonte: COBRAPOL

Top