Home > 2003 ARQUIVO HISTÓRICO > PC-PB levanta vagas para concurso – 07 de março de 2003

PC-PB levanta vagas para concurso – 07 de março de 2003

FOLHA DIRIGIDA

www.folhadirigida.com.br
Um jornal especializado em concursos, Educação e Recursos Humanos

Concurso                                                                                                                    Nordeste

Polícia Civil – PB

PC-PB levanta vagas para concurso                                                  07 de março de 2003

A Secretaria Estadual de Segurança Pública da Paraíba continua fazendo levantamento da carência de servidores na Polícia Civil para definir o múmero de vagas a serem abertas em seu concurso. A autorização para as contratações já foi dada pelo governador Cássio Cunha Lima a fim de preencher vagas de escrivão, agente, delegado e perito criminalista. Estas duas funções têm salário de R$1.533 e exigem nível superior – a primeira requer formação em Direito e a segunda, em Farmácia, Odontologia ou Medicina. Agente e escrivão são cargos de nível médio que recebem salários de R$564,26 e R$776,72, respectivamente.O que impulsionou a realização do concurso foi um decreto assinado pelo governador determinando a extinção do cargo de delegado comissionado, ou seja, não poderão mais ser contratadas, a partir de 2004, pessoas para a referida função sem que estas tenham sido aprovadas em concurso público.

Este concurso vem atender a uma antiga reivindicação do Sindicato da Polícia Civil. De acordo com seu presidente, Antônio Erivaldo de Souza, há mais de 14 anos não se realiza seleção para o órgão. Por isso, há no estado, por exemplo, 155 delegados para 300 delegacias, o que obriga pessoas que não têm sequer o ensino médio a exercerem essa função.

Polícia Militar-PB – A Polícia Militar da Paraíba continua aguardando a possibilidade de suprir a deficiência de servidores por meio de concurso. Embora o governo anterior tenha dado autorização para a realização de concurso, é preciso ainda que o governador atual Cássio Cunha Lima ratifique esta decisão.

Cogita-se a abertura de mil vagas de soldado, cargo de nível médio que tem salário de R$700 e benefícios como alimentação e assistência médico-odontológica. O comandante-geral da PM-PB, coronel José Gomes de Lima, disse que corporação conta com o trabalho de 8.200 homens, número abaixo do ideal. Para suprir essa deficiência, o governo sancionou uma lei determinando que o efetivo atinja, até 2005, 14.500 servidores.