Home > Destaque1 > Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba está desenvolvendo, em parceria com o Instituto Sou da Paz, um Modelo Integrado de Controle de Armas e Munições, baseado em produção de dados estratégicos, inteligência policial e cooperação institucional.
Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba está desenvolvendo, em parceria com o Instituto Sou da Paz, um Modelo Integrado de Controle de Armas e Munições, baseado em produção de dados estratégicos, inteligência policial e cooperação institucional.
Com o objetivo de executar de forma ainda mais eficiente o controle de armas custodiadas em todo o estado, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba está desenvolvendo, em parceria com o Instituto Sou da Paz, um Modelo Integrado de Controle de Armas e Munições, baseado em produção de dados estratégicos, inteligência policial e cooperação institucional.
A Paraíba é o segundo estado do país a desenvolver esse projeto que, além de controlar armas e munições, resulta ainda em operações policiais mais eficientes e na redução da violência armada, protegendo a vida dos agentes de segurança pública envolvidos e da população.
“A Paraíba se destaca nas coletas e aprimoramento de dados estratégicos de crimes ocorridos nos 223 municípios, através do Núcleo de Análise Criminal e Estatística, e assim estamos à frente e com condições de dar esse passo para ampliar a eficiência de nossas ações. Estamos duplicando nossos esforços e estratégias através do termo de cooperação técnica firmado com o Instituto Sou da Paz, que nos permitirá colher frutos ainda mais positivos em nossas políticas de segurança”, explicou o secretário da Segurança, Jean Nunes.
Nesta terça (28) e quarta-feiras (01) foram realizadas, na Sesds, reuniões com a presença do secretário de Segurança, Jean Nunes, do delegado-geral da Polícia Civil, André Rabelo, da delegada-geral adjunta, Cassandra Duarte, da diretora executiva do Instituto Sou da Paz, Carolina Ricardo, e sua gerente Natália Pollachi.
“Esse trabalho, desenvolvido pelo Instituto Sou da Paz e o Governo da Paraíba tem focos principais: o Modelo Integrado de Controle de Armas em que iremos fornecer subsídios técnicos para contribuir na melhoria na análise das armas ilegais apreendidas, melhorar o registro e apoiar o rastreamento dessas armas para que a Paraíba fortaleça sua capacidade de tirar armas da mão do crime e ajudar na melhoria da produção da informação e da capacidade de investigação dos homicídios. Não é algo que trazemos pronto, mas sim construído em parceria com a Secretaria de Segurança”, informou Carolina Ricardo.