Você está aqui
Home > 2002 ARQUIVO HISTÓRICO > RISCO DE VIDA – AL deve votar hoje benefício para policiais

RISCO DE VIDA – AL deve votar hoje benefício para policiais

O NORTEJOÃO PESSOA/PB – QUARTA FEIRA, 18 DE SETEMBRO DE 2002

RISCO DE VIDA – ELEIÇÕES

AL deve votar hoje benefício para policiais


    O Deputado Estadual Vital Filho (PDT) promete para hoje a votação em plenário dos projetos que beneficiam os delegados e policiais civis e militares, entre eles o que restabelece a gratificação por risco de vida. O benefício, no entanto, não será estendido aos servidores do Manicômio Judiciário nem aos agentes penitenciários. Segundo ele, uma lei específica para beneficiar os servidores dos presídios já está em estudos nas secretarias de Administração e de Finanças do Estado.
    De todos os projetos que devem ir à votação, Vital Filho diz que o mais importante é o que trata da ampliação do efetivo da Polícia Militar, que deverá saltar dos 7 mil homens para os 14 mil policiais. O deputado acredita que as divergências entre oposição e Governo em torno do projeto que implanta a gratificação por risco de vida para delegados e agentes já foram superadas, porque as emendas apresentadas ao projeto, que estendiam a gratificação para os militares, são desnecessárias, uma vez que o projeto da Polícia Militar já dispõe de mecanismo legal para a aplicação de uma gratificação similar à da Polícia Civil.

INTERESSE
” As duas matérias interessam aos policiais civís e militares e os deputados não vão se furtar a atender essa reivindicação”

Vital Filho

    O projeto da Polícia Civil já está tramitando na CCJ e o da Polícia Militar foi enviado ontem pelo Comando da Polícia Militar para Assembléia Legislativa. Vital Filho não acredita que o Governo terá dificuldades para aprovar as duas matérias, embora o clima na Assembléia legislativa seja de confronto eleitoral. “As duas matérias interessam à PM e aos policiais civis e os deputados não vão se furtar ao compromisso de atender as duas categorias”, concluiu. Para garantir a aprovação, policiais civis estiveram visitando a Assembléia, à procura de deputados, mas ontem, mais uma vez, encontraram o plenário vazio. Eles querem encaminhar uma reivindicação e pedem aos parlamentares que aprovem, no menor prazo possível, o projeto que lhes restitui 50% da gratificação de risco de vida, enviado há dias pelo Governo.

A Polícia Civil da Paraíba, segundo informações dos servidores estaduais, é a única do país que não usufrui desse benefício, que sumiu dos contracheques há alguns anos. “Vamos restituir esse direito, porque é um compromisso do governador Roberto Paulino e os deputados não pode ir de encontro a uma reivindicação do povo”, analisou Vital Filho.

Gratificação

    Os policiais civis da Paraíba prometem pressionar os deputados a votarem a favor do projeto de lei. Para isso, o Sindicato da categoria está convocando todas as pessoas que serão beneficiadas com a aprovação da gratificação a comparecerem na Assembléia Legislativa e tomar partido diante da questão.

    “Convocamos toda os policiais porque a insatisfação é grande. Muitos já esperavam a gratificação no contra-cheque do mês de agosto e nada e que não temam as pressões que possam ocorrer”, diz Antônio Erivaldo.

Top