Home > 2002 ARQUIVO HISTÓRICO > POLÍCIA CIVIL – PB Concurso para 370 vagas – 23 A 29 de setembro de 2002 * Ano XVI * EDIÇÃO nº 856

FOLHA DIRIGIDA

www.folhadirigida.com.br
Um jornal especializado em concursos, Educação e Recursos Humanos

23 a 29 de setembro de 2002  * Ano XVI * EDIÇÃO nº 857

POLÍCIA CIVIL – PB
Concurso para 370 vagas

Depois de catorze anos sem que nenhum concursado ingressasse na Corporação, a Polícia Civil do Estado da Paraíba anuncia a realização de concurso para 370 vagas, distribuídas por cargos dos níveis médio e superior. Uma comissão da Secretaria de Administração foi organizar o processo seletivo, cujo edital deve sair em breve.Segundo a Academia de Polícia Civil do Estado (Acadepol-PB), a liberação do documento depende ainda da assinatura do governador Roberto Paulino. A oferta é de 70 vagas no cargo de escrivão e 150 para agente de investigação. Os vencimentos iniciais são de R$564,26 e R$776,72, respectivamente. A exigência, para ambos, é o ensino médio. Também são oferecidas 100 vagas para delegado, função que requer bacharelado em Direito.

Há outras 50 oportunidades para perito. Nesse caso, a previsão é que possam entrar na disputa graduados em Farmácia, Medicina e Odontologia. Delegados e peritos começam a carreira ganhando o mesmo: R$1.533. Os novos policiais serão selecionados por meio de provas escritas e testes físico e psicotécnico.

Para o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Estado (SSPC-PB), o novo concurso não conseguirá reverter o déficit de pessoal na Corporação. Tomando com exemplo a Polícia Militar, para a qual o governo paraibano quer criar sete mil vagas, o presidente do SSPC-PB, Antônio Erivaldo de Sousa, diz esperar que o número de cargos criados na Polícia Civil seja revisto. “Desde a Constituição de 1988, nosso trabalho aumentou, funções foram acumuladas. As 370 vagas não resolvem a situação”, argumenta o sindicalista.

Na qualidade de representante de 1.260 servidores, o presidente do SSPC também reivindica que sejam abertas vagas em outros cargos, como necrotomista.